ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS

 

Indicador da atividade

Objetivo da atividade

Descrição sucinta da atividade (inserir início e período de realização)

Resultados alcançados

1

REUNIÃO GERAL

Dia 19/05/2014 – Apresentação da coordenação institucional da CAPES e do PIBIB a todos os bolsistas e das condicionalidades definidas pela agência de fomento. Assinatura do termo de compromisso. Apresentação sucinta de todos os subprojetos.

Integração dos diferentes subprojetos e percepção de sua importância para as FIC, instituição que tem se dedicado à formação docente desde 1960.

2.

SUBPROJETO PIBID FIC CIÊNCIAS SOCIAIS

Apresentação do projeto para os estudantes selecionados, seus objetivos e sensibilização do grupo pra importância de se empenharem em aprofundar a metodologia proposta.

Dia 05/06/2014 - Leitura e aprofundamento do projeto. Definição das estratégias que iremos adotar e da necessidade de construção de um plano de trabalho.

Os estudantes, todos jovens, tiveram a oportunidade de se encontrar no projeto relatando suas biografias e, de alguma forma considerando a importância dela se constituir em ferramenta na construção do conhecimento, sobretudo no campo das Ciências sociais

3.

Pesquisas bibliográficas e de campo direcionadas a vários aspectos relacionados ao aprofundamento do que é o Pibid e formação metodológica para o subprojeto:

a)      O programa de iniciação a docência da UFF (Rosana da Câmara Teixeira);

b)      Artigos sobre pesquisação e grupo focal;

c)      Leituras sobre Sistematização ode experiências. (Oscar Jara)

Leitura de diversos artigos e obras relativas ao Pibid e à metodologia adotada (pesquisa-ação e grupo focal).

(Junho a novembro – encontros semanais).

O grupo de bolsistas apresentou, ao longo das leituras e debates, um crescimento acadêmico acompanhado de uma crescente vibração para a docência com um claro compromisso com na ampliação da capacidade de escuta do outro. Condição fundamental à metodologia adotada.   

4-

Oficinas de produção  de audiovisual (4)

De 30/08 a 18/09 – Apresentação da Metodologia e dos passos a serem seguidos: definição de tema, roteiro, concepção, linguagem, equipamento a ser usado e local a ser pesquisado O celular como ferramenta. Leituras, pesquisas e debates para a definição do curta por cada grupo. Apresentação dos primeiros resultados e  orientação para realização dos curtas. (oficina realizada em conjunto com o subprojeto de geografia)

O grupo de Produção do Curta: Meu lanchinho: O consumo induzido nas crianças. (Curta exibido no CINEST/RS)

5.

Participação em eventos Institucionais com apresentação de trabalhos, publicação em Cadernos de Resumos, produção de banners, interação com outros bolsistas do PIBID, apresentação e discussão de processos de pesquisa, práticas e resultados obtidos.

22 e 23 de outubro de 2014

I Seminário  Institucional PIBID/UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tema: Concepções Formativas para a Docência.

 Apresentação do vídeo:

Meu lanchinho: O consumo induzido nas crianças. (vídeo produzido na oficina de audiovisual)

De 25 a 28/11/2014- II ENCONTRO NACIONAL PIBID/FAI

Construção coletiva de saberes em Sociologia: Registrando o cotidiano como história

06 de dezembro de 2014.

I Seminário Institucional PIBI/FIC – Faculdades Integradas Campo-Grandenses. Publicação em Caderno de Resumos ISBN número: 978-85-65705-04-2. Tema: Reflexões e vivências da iniciação à docência.

Apresentação oral - Biografia como construção de saberes para o ensino de Sociologia.  

Considerados positivos. Tivemos a oportunidade de conhecer a trajetória e as experiências de outras Instituições ao lidar com a execução e o desenvolvimento das ações relacionadas aos subprojetos por elas administrados e, sobretudo, travamos contato com outros futuros docentes e discentes bolsistas do projeto em diversas sub-áreas e dialogamos sobre nossas práticas e nossos resultados.

6.

Contato da U.E. no Colégio Estadual José Irineu  Ferreira 

Em virtude da morosidade na conclusão do processo relativo ao convênio com a SEEDUC (Secretaria Estadual/RJ) e de sua finalização só ter ocorrido no final de novembro, quando os estudantes já estavam em fase de suas avaliações finais, o contato formal se deu ainda de forma bastante preliminar apenas com a Coordenação pedagógica e o professor supervisor (já definido entre seus pares), sendo que o professor supervisor já vinha em contato com os estudantes bolsistas deviso a inserção destes no Colégio, no cumprimento do estágio curricular supervisionado.

 

 Os resultados tem sido bastante satisfatórios no que se refere a troca entre estudantes bolsistas e o professor supervisor A recepção do Colégio foi muito positiva, tendo sido considerado seu grande valor na ampliação da consciência crítica relativa à realidade cotidiana e sua contribuição na ampliação do desejo de ingresso na universidade pelos estudantes do Ensino Médio.

7.

Produção dos relatórios parciais e fechamento do período e definição dos próximos passos, quando se dedicarão ao aprofundamento da metodologia.

De 07 a 29 de dezembro.

Os estudantes bolsistas se dedicaram a organizar as sistematizações que vinham realizando ao longo do Projeto, num modelo de relatório parcial. As reuniões aconteceram sempre às segundas feiras.

Ampliação da capacidade de sistematizar experiências na construção de relatórios;