DESCRIÇÃO DE IMPACTOS DAS AÇÕES/ATIVIDADES DO PROJETO NA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURAS ENVOLVIDAS; EDUCAÇÃO BÁSICA; PÓS-GRADUAÇÃO e ESCOLAS PARTICIPANTES

 

As práticas desenvolvidas a partir das atividades produzidas pelo PIBID FIC P.A.A. proporcionaram:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Maior comprometimento com a formação docente de qualidade e que leve em conta a realidade a ser trabalhada. Motivação para a formação de profissionais mais engajados e conscientes da necessidade em desenvolver habilidades para uma prática docente criativa e com uma educação emancipatória.

LICENCIATURAS ENVOLVIDAS: Amadurecimento acadêmico, aprimoramento da qualidade dos trabalhos de pesquisa produzidos e a sensibilização dos futuros docentes para questões relacionadas às dificuldades no ensinar e aprender, sobretudo no Ensino Médio, quando a juventude trabalhadora já começa a entrar no mercado de trabalho.

EDUCAÇÃO BÁSICA: Aproximação entre o professor que está atuando e o que virá a exercer a profissão. Diálogo, troca de informações. Oxigenação das práticas e surgimento de novas possibilidades de ação. Incremento e renovação das reflexões teóricas através da pesquisa.

PÓS-GRADUAÇÃO: 

ESCOLAS PARTICIPANTES: Aproximação entre a comunidade da Colégio da Ensino Médio e os bolsistas, futuros professores. Possibilitar a ampliação da visão dos estudantes E.M. em relação à continuidade de sua formação acadêmica, motivando-os para realização do ENEM.