Dados Gerais 

 

Título: PIBID FIC CIÊNCIAS  SOCIAIS

Convênio ou AUXPE n.º: 128291

Duração do projeto

Data de Início: 01/04/2014 Data de Término: 30/12/2018

Número de meses de vigência do projeto: 09 meses

 

PIBID FIC – Ciências Sociais

O número de bolsistas da IES previstos para atuar no Subprojeto PIBID Ciências Sociais compreende um total de 05 alunos, selecionados por edital. Os bolsistas fizeram um conjunto de leituras da  metodologia (pesquisa-ação), realizaram oficinas de audiovisual e trabalharam na sistematização das atividades realizadas.  

 

MINUTA DO SUBPROJETO – CIÊNCIAS SOCIAIS

Do Projeto – Problematização da realidade vivida pelos estudantes da educação básica, através da metodologia pesquisa-ação. Construção, junto aos estudantes do ensino básico, pelos estudantes bolsistas com o acompanhamento do professor supervisor, de oficinas temáticas sobre a realidade social em que se inserem. Trata-se de buscar a definição dos temas geradores que conduzirão à dinâmica do Programa e constituirão os grandes temas de trabalhos de campo a fim de colher material para a produção de materiais pedagógicos pelos bolsistas (Produção de acervo em vídeos). O Objetivo é a formação do profissional docente criativo, dinâmico e aberto a buscar alternativas para o processo do ensinar e aprender.  

 

Do objetivo – Promover pesquisa teórica relativa à construção de processos colaborativos na produção do conhecimento em Ciências Sociais, assim como desenvolver o perfil investigativo como ferramenta fundamental à formação docente. Produzir um acervo em vídeos que se constitua em registro das leituras sócio-espaciais construídas pelos estudantes da Educação Básica.

 

Da justificativa – É recorrente o relato de dificuldades enfrentadas pelos estudantes assim como pelos professores da Educação Básica decorrentes do número de disciplinas desse nível de ensino, assim como da extensão dos conteúdos e mesmo à distância que, muitas vezes, apresentam em relação à realidade deste grupo social. Assim, o subprojeto de Ciências Sociais se justifica pela tentativa de construir saberes coletivamente e de forma colaborativa com os diferentes sujeitos do processo.

 

PRODUÇÃO DE ACERVO EM ÁUDIO

Procedimentos:

1) Revisão bibliográfica sobre o Pibid. Leituras de outras experiências (UFF e UFRRJ);

2) Seleção de textos relativos à metodologia (pesquisa-ação e grupos focais) e processos de sistematização de experiências;

3) Leitura, debate e análise literária dos textos selecionados;

4) Seminário colaborativo relativo às leituras realizadas;

5) Oficinas de produção de audiovisual;

6) Oficinas junto aos estudantes da Educação Básica;

7) Produção audiovisual pelos estudantes da educação básica das temáticas por estes levantadas;

8) Criação de acervo de vídeos e do Projeto “Curta no Colégio”: um encontro periódico em que serão apresentados e debatidos os curtas produzidos.

 

 Como objetivos específicos:

- conhecer a realidade da escola pública de ensino médio, assim como do cotidiano em que está inserida;

- identificar e analisar as principais dificuldades de leitura de mundo e reflexão crítica, apresentadas pelos estudantes do ensino médio;

- promover a reflexão entre a teoria e a prática;

- inserir estudantes das FIC na realidade da escola pública; 

- estimular estudantes da educação pública a participar das atividades de extensão das FIC;

- criar conhecimento e prática acerca de gravação e produção de vídeos;

- criar um projeto “Curta no Colégio” a fim de estreitar a relação entre a universidade e o Colégio, assim como a toda a comunidade escolar.

 

Obs. Dos procedimentos do Subprojeto realizamos até o item 5, e mesmo estes, permanecem em movimento e darão continuidade com a entrada de novos bolsistas. Vale ressaltar que no mês de novembro dois estudantes desistiram do projeto. Por fim, avaliamos a necessidade de ampliação do número de bolsas deste subprojeto. Solicitamos a ampliação de 05 para 15 bolsas.  Julgamos que a riqueza do Subprojeto, assim como o impacto que este causou junto aos estudantes do Curso e a grande procura para participação, devido, principalmente, ao relato feito pelos bolsistas que participaram das atividades nas FIC, assim como apresentando trabalhos em outras instituições, justifica esta solicitação.