Dados Gerais

 

Título: PIBID 2013 – FIC / INTERDISCIPLINAR / CAMPUS RIO DE JANEIRO

Literaturas Africanas e Afro-brasileiras: estudos, reflexões e propostas pedagógicas

Convênio ou AUXPE n.º: 128291

Duração do projeto

Data de Início: 01/04/2014 Data de Término: 30/12/2018

Número de meses de vigência do projeto: 9 meses

Apresentação – Resumo executivo do projeto

  O projeto tem como meta contribuir para a promoção da constituição da identidade do povo brasileiro através do resgate da raiz cultural africana como importante matriz geradora da história e cultura brasileiras. 

 Os principais objetivos do projeto são: investigar como as literaturas africanas e afro-brasileiras têm sido trabalhadas na Educação Básica; construir alternativas metodológicas para o trabalho com as literaturas nos diversos segmentos da Educação Básica e capacitar os futuros docentes (alunos bolsistas professores supervisores e alunos do ensino médio) para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, utilizando as literaturas africanas e afro-brasileiras. 

 O número de bolsistas da IES que atuam  no Subprojeto Interdisciplinar compreende um total de 23 alunos dos Cursos de Letras, Pedagogia ,História e Ciências Sociais selecionados por edital

 Os alunos estão sendo preparados, através de estudos de textos , oficinas, palestras, análise de vídeos, debates, apreciação e análise de contos poesias e romances de autores africanos e pesquisas bibliográficas .

 Pretendemos produzir resultados tanto para as ações práticas previstas no cerne do projeto como para as questões teóricas relacionadas à mediação de leitura, ao letramento pedagógico e às abordagens metodológicas do trabalho com literaturas africanas e afro brasileiras.

 O grupo participou de eventos acadêmicas apresentando produções científicas através de banners, pôsteres, comunicações orais, murais e pesquisas bibliográficas.

 Foram selecionados cinco professores supervisores do Instituto Educação Sara Kubitschesk, no entanto, dificuldades na efetivação do convênio com a SEE/RJ impossibilitaram o início das atividades na escola.

 A avaliação dos alunos bolsistas e dos coordenadores de área ressaltam a importância do subprojeto para o aprimoramento da formação dos futuros docentes (alunos bolsistas) no que se refere à constituição de valores, saberes e fazeres relacionados à temática , meta e objetivos propostos.