Dados Gerais

 

Título: PIBID 2013 – FIC / LETRAS – PORTUGUÊS / CAMPUS RIO DE JANEIRO

PIBID FIC P.A.A. – PRODUÇÃO DE ACERVO DE ÁUDIO.

Convênio ou AUXPE n.º: 128291

Duração do projeto

Data de Início: 01/04/2014 Data de Término: 30/12/2018

Número de meses de vigência do projeto: 9 meses

PIBID FIC P.A.A. (Subprojeto Letras/Português)

O número de bolsistas da IES previstos para atuar no Subprojeto Letras – Português – Produção de Acervo de Áudio Projeto (P.A.A) compreende um total de 25 alunos do Curso de Letras, selecionados por edital, que estão sendo preparados, através de oficinas e pesquisas que deverão produzir resultados tanto para as ações práticas previstas no cerne do projeto como para as questões teóricas relacionadas à mediação de leitura, ao letramento pedagógico e às abordagens metodológicas do ensino de Língua e Literatura.

 

MINUTA DO PROJETO P.A.A.

Do Projeto – Constitui a gravação por meio eletrônico digital de leitura oral de clássicos da literatura que sejam de domínio público.

Do objetivo – Produzir e tornar acessível material que aproxime a Literatura dos portadores de necessidades especiais no campo da visão, adultos não alfabetizados e alunos dos ensinos médio e fundamental.

Da justificativa – Promover pesquisa na área linguística do processo de transcrição fonético/fonológica das obras literárias e constituir acervo disponível aos alunos da Instituição e às entidades que venham a tornarem-se parceiras do projeto.

 

PRODUÇÃO DE ACERVO EM ÁUDIO

Procedimentos:

1) consulta de materiais didáticos para estudo e orientação dos acadêmico-docentes, bem como para o professor supervisor da escola envolvida;

2) seleção de textos literários à disposição em domínio público;

3) leitura, debate e análise literária dos textos selecionados;

4) prática de leitura dramatizada dos textos literários;

5) confecção dos CDs ;

3) criação de um blog para maior divulgação do acervo em áudio e para a publicação dos resultados alcançados com o subprojeto; e

4) apresentação dos resultados do subprojeto P. A. A. a toda comunidade escolar.

 

Este subprojeto de iniciação tem como objetivo geral a inserção dos alunos do curso de Letras no contexto escolar do Ensino Fundamental II –, com a finalidade de promover a interrelação entre a teoria e a prática pedagógica no componente curricular de Língua Portuguesa com ênfase ao ensino de leitura de textos literários e da produção de acervo em áudio. 

 

Como objetivos específicos:

a) diagnosticar a realidade escolar em seus aspectos macro e microestrutural;

b) identificar e analisar as principais dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da Educação Básica;

c) inserir os (as) alunos (as) das FIC na realidade da escola pública;

d) oferecer oficinas de leitura de textos literários;

e) promover a reflexão entre a teoria e a prática;

f) promover a interação entre a comunidade escolar e a Faculdade; e

g) produzir e tornar acessível material em áudio que aproxime a Literatura dos portadores de necessidades especiais no campo da visão, adultos não alfabetizados e alunos e alunas da Educação Básica.

 

À exceção do item “g”, os demais objetivos foram alcançados ao longo do período compreendido entre junho e dezembro de 2014. Inclusive, com a participação e a produção de material para os eventos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E a realização e a apresentação de trabalhos relacionados às práticas e resultados obtidos com as atividades do Subprojeto Letras/Português PIBID FIC P.A.A. no I Seminário Institucional PIBID FEUC/FIC.